Resumo da semana: Tudo muda…
Patou Dumont | arquivado em Mensagem | 28-05-2008 | Comments (4)

Ontem recebi uma notícia que me deixou muito triste: The Sojourner, uma residente do SL das antigas, faleceu no final de semana passado. Apesar de não conhecê-la intimamente, Soj me ajudou muito quando eu era noob no SL. Me lembro do dia que nos conhecemos: ela me chamou de Patricia, o que me surpreendeu, pois são poucas as pessoas que sabiam meu nome verdadeiro. Quando eu perguntei como ela sabia meu nome, rindo, ela me disse que alguém tinha lhe dito recentemente que Patou era o apelido francês para Patricia. Simpática e sempre disposta a ajudar quem quer que fosse, Soj foi para mim um exemplo a ser seguido. Espero que, onde quer que ela esteja agora, seja um lugar muito melhor do que este onde estamos.
•
Justamente quando eu acho que as coisas estão melhorando, tenho uma decepção. Exemplo disso é o que esta acontecendo com Bay City. LL esta colocando terrenos neste SIM a leilão para que os usuários possam comprar um pedacinho de terra e construir algo. Mas o que esta acontecendo é uma verdadeira “corrida ao ouro”: os grandes barões de terra estão dando lances milionários nas terras, na esperança de poderem revender mais tarde por um preço ainda maior do que o que pagaram. Algumas parcelas de 1024m em Bay City chegaram a sair por quase U$1.000. Isso é extremamente perturbador. Quem, com um pouco de bom senso, vai comprar um pedaço de terra tão pequeno por um preço tão alto? Por esse valor você pode ter quase um SIM inteiro… E com parcelas e mais parcelas em Bay City sendo vendidas para os “barões” que lotam o local com aqueles terríveis cartazes giratórios de “vende-se”, tão comuns na mainland, quem vai se arriscar a comprar algo e ter uma vista destas? A pergunta é, por que a LL ao invés de colocar as terras num leilão, não fez um sorteio, assim moradores com diferentes fundos e idades poderiam ter a chance de um pedacinho de terra? Talvez porque o SL esteja se tornando cada vez mais como a RL, onde quem pode, pode, quem não pode, fica vendo navios.
•
Quem me conhece sabe que eu gosto de comparar o SL ao Netscape Navigator (ou CyberDog, para quem usava Mac). Uma ferramente cheia de bugs, mas que nos possibilitou a navegação de num mundo totalmente novo e interessante. Foi com o Netscape Navigator que eu conheci a web, onde dei meus primeiros passos, onde me maravilhei com as possibilidades. Mas hoje, quase 14 anos depois, quem lembra deste browser? Ás vezes acho que o mesmo vai acontecer com o SL. O OpenSpace esta ai para quem quiser testar e em breve outras alternativas vão começar a pulular aqui e ali. Logo-logo (e eu espero que logo mesmo) outras opções vão aparecer e até algo muito maior, algo da mesma magnitude da web, seja criada, onde todos nós possamos alugar um espacinho num servidor da mesma maneira que fazemos para hospedar sites, e lá poder construir o que desejamos.
•
Quem esta na web há tempos já aprendeu certas coisas: 1) numa discussão, não importa quem ganhe, ambos perdem; 2) devido ao anonimato, as pessoas tendem a se comportar de maneira que não o fariam caso estivessem cara a cara com o grupo; 3) acuse primeiro, mostre as provas depois.
Recebi emails negativos a respeito de algumas decisões que tomei no blog. Uma delas é não permitir brigas e acusações sem provas. Quando isso ocorre, ou quando um comentário começa a deslizar para o campo pessoal ao invês de ficar onde deve, eu fecho e ponto. Quero deixar claro que todos podem dar sua opinião aqui, desde que o façam de maneira adulta e coerente, sem escalar para ofensas e ataques pessoais. Eu não sou perfeita e cometo erros, mas não quero que este espaço vire um campo de batalha. Eu sou responsável pelo site, o domínio esta no meu nome e se eu não colocar ordem na casa, anarquia se instala.
No mais, se você sabe de algo que vai contra o ToS do SL, deve reportar a LL. Eu, infelizmente, não posso fazer nada.

(18 votes, average: 0.89 out of 1)







Não irei comentar a morte de Sojourner pois não a conhecia, no entanto deixo desde já os meus votos de pesar aos seus amigos e familiares.
Gostaria sim, de comentar o tão esperado Bay City, mais uma vez a LL me desilude, quando poderiam tentar impor um pouco de bom senso e de harmonia no mundo urbanistico do SL é a própria LL a promover a especulação imobiliária desenfreada e sem qualquer senso.
Mais facilmente os residentes optarão por alugar mais barato do que tentar comprar um mero pedaço de terra a preço de SIM.
Vou continuar a ser ingénuo e esperar que a LL num ataque de lucidez extrema (e pouco provável) repense a sua maneira de ser para futuros SIMs… que bom seria ter uma autoridade reguladora de urbanismo… já que tentam desesperadamente regular outros aspectos da RL dentro do SL (jogo, banco, camp etc etc) bem fariam em tentar impor um pouco de bom gosto na mainland, talvez com isso conseguissem atrair aqueles que como eu são Free Basic e que não pensam sequer em se tornar Premium pois não se vê vantagem nenhum (não são 300L$ semanais que conferem qualquer vantagem, isso é o preço de um cabelo na Naughty !!)
… e pronto, foi apenas um desabafo de um português descontente
Oi Patou
Está mais que apoiada na sua decisão. Divergências de opiniões existem, a pessoa saber colocar a dela de forma educada, sem arrogância ou ataques pessoais eu acho que é bem vindo, pois sempre algo a gente pode tirar de proveito vendo outras opiniões diferentes, ver um tema/situação de um angulo ao qual não tinha-mos prestado atenção por exemplo.
Mas sempre respeitando a opinião do outro, por menos que se concorde com ela.
Primeiramente meus sentimentos, a ti e aos familiares.
acho que a internet expandiu nossa rede de conhecidos e amigos e não é por não termos visto a pessoa cara a cara que não deixamos de nos preocupar ou sofrer.
Estou curiosa para explorar o OpenSim e ver como é que é.Uma vez vi video sobr eo futuro da net em 50 anos, comentando SL, o fim do SL, evolução de relações, mundos virtuais, etc. Um pouco exagerado, ao invés de fazer analogia ao Netscape, comentava do icq que reinou absoluto por algum tempo e depois do msn sobrevive apenas de fiéis.
E por fim acho muito acertada sua decisão. cuido de foruns e esse problema das discussões se tornarem pessoais, fugindo do tema proposto originalmente, quando deixam de ser algo construtivo e adquirem o tom de provocação e até mesmo ofensa; é algo bem comum.
Acho que devemos sempre lembrar disso, discussão por telefone, por foruns, blogs sempre são passíveis de má interpretação, um pela limitação do meio (não vemos o rosto da pessoa, não temos o tom de sua voz para perceber o sentido) e essa sensação de “impunidade”, “liberdade” de podermos escrever o que quisermos sem nos preocupar com a reação….
como sempre lembro o pessoal que frequenta os foruns, tolerância, paciência e respeito.
Meus parabéns PATOU, você colocou muito bem todos os pontos abordados. Sobre sua amiga, lamento… Algo similar esta acontecendo por aqui. Bem… Sem detalhes. Também vejo com pesar algumas coisas. Acabo de ler no MUNDOLINDEN que os Índices de estatísticas de Abril/2008 do SL demonstram um desaquecimento e um abandono por uma grande massa de residentes, sem falar que as muitas novas contas não refletem novas perspectivas, pois são na maioria ALTs. Entretanto a queda do SL e principalmente aqui no Brasil se deve a N fatores e alguns se destacam.
Para a realidade brasileira esta ficando cada dia mais difícil entrar no SL. A inserção de novas tecnologias tem um efeito negativo para quem tem pouco recurso. Eu estou de pleno acordo com a evolução tecnológica, isso sempre, mas para a gestão do negócio do todo precisa de alguns cuidados ou então o SL será mesmo para poucos. Não é somente a exploração de terrenos. Eu não vejo isso como ameaça tão significativa porque a oferta é tão grande que a tendência é que os terrenos fiquem mais baratos. Ao lado da minha LAND havia um terreno a venda por 200.000 L$, baixou para 100.000, baixou para 50.000 e ainda não tem comprador. Um belo golpe nesses barões, mas o que vejo com mais pesar (embora tenhamos outros casos lamentáveis como roubos e afins) esta na exigência cada vez maior de recurso tecnológico (PC de ponta) e banda de internet mais eficiente. A banda nacional esta muito abaixo de países desenvolvidos como o Japão que usam 150MB de link com banda garantida de 15MB, enquanto aqui no Brasil se usa uma mentira que eles chamam de 10MB quando na verdade são entre 300 a 400 kbps e não passa disso, é nessa hora que o OPEN SIM pode ajudar, pois no caso teremos ilhas independentes aqui no Brasil (isso ajudaria no LAG), o que falta para isso é a possibilidade de se copiar os itens do seu inventário para o seu PC e isso vai dar muito problema.
Por falar em terreno, gostaria de saber mais sobre as ilhas LOW-PRIM. Pois são bem mais barata e interessante. Alguém poderia explicar melhor como isso funciona?